Alunos do 5º Período do Curso de Letras Da Faculdade São MIguel

Alunos do 5º Período do Curso de Letras Da Faculdade São MIguel

quarta-feira, 20 de junho de 2012

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE FORMALISMO E FUNCIONALISMO


De acordo com as informações lidas de materiais didáticos, abaixo se encontra um texto em que é feita a comparação entre dois tipos de movimentos lingüísticos: o formalismo e funcionalismo.
A visão formalista se enfatiza no modo de como a língua está ligada a parte estrutural e não ao contexto (do uso pelos modos de comunicação). O estudo da Sintaxe é observado pelos formalistas como um objeto autônomo, que não nasce da necessidade de comunicação, mas com questões internas ligadas ao sistema lingüístico ou da possibilidade de sua variação lingüística. Então se pode entender que para o estudo da sintaxe, os formalistas propõem que existem “os sintagmas e esses estão classificados em nominais e verbais e que devem obedecer a uma hierarquia de conceito, em que o primeiro é o sintagma verbal (SV) e que dentro dele é verificada a existência do sintagma nominal (SN), e que respectivamente ocupam papéis de núcleos do sujeito (V°), do especificador e do seu complemento” (Chomsky, 1998; 216).
Porém na visão funcionalista a abordagem de estudo é totalmente diferente, pois é verificado que o sistema de linguagem é não-autonômo, porque necessita de comunicação entre membros daquela comunidade envolvida, e que o falante sempre está imposto as suas próprias limitações de aquisição e no processamento do conhecimento. Já no estudo da sintaxe pelos funcionalistas é proposto a existência dos sintagmas como alternativas de ordenação, por isso não é preciso o respeito da hierarquia, pois ocorre a existência de várias construções “como a existência do predicado e dos seus termos de significação dentro de uma formulação de oração” (Hetzron, 1975; 232) e que tanto o falante como o ouvinte interpretam e correlacionam em suas próprias estruturas.
Portanto é verificado que todas as duas teorias têm teses centrada nos estudos da língua (langue), da fala (parole) e da sintaxe e que cada uma distintamente se caracteriza por funções e organizações diferenciadas no estudo da Teoria da Língua.
Elaborado pelo aluno José Kleibson da Silva-5° Período-Letras-Faculdade São Miguel

Nenhum comentário:

Postar um comentário