Alunos do 5º Período do Curso de Letras Da Faculdade São MIguel

Alunos do 5º Período do Curso de Letras Da Faculdade São MIguel

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Aula: Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.


Aula: Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.
Curso: Letras 3º Período


Aluno: Luciano Gomes da Silva


I - Definições das Gramáticas GT e GD:


A) As orações subordinadas adjetivas explicativas são aquelas que acrescentam uma informação adicional em relação ao termo antecedente (oração principal) é sempre marcada por uma pausa pronunciada; na linguagem escrita, aparece isolada por vírgulas (Língua, literatura & Redação - José Nicola – Ed. Scipione – 1989).


   Os alunos do curso de Letras, que lêem o suficiente, serão aprovados.


            Oração principal                   O.Sub.Adj.Explicativa      Oração principal


Características:


ü  Acrescentam uma informação adicional;


ü  Sempre marcada por uma pausa;


ü  Sempre isolada por vírgula.


B) As orações subordinadas adjetivas explicativas são aquelas que não estão restringindo a significação do nome; pelo contrário, estão acrescentando uma característica que é própria do elemento a que se referem. As Orações subordinadas adjetivas explicativas são obrigatoriamente separadas por vírgula (Gramática – Ernanni Terra – Ed. Scipione – 1992).


O Homem, que é um ser racional, vive pouco.


ü  Observe que a característica que é um ser racional não restringe a significação do nome a que se refere O Homem, uma vez que se aplica a todos os seres da espécie, acrescentando-lhe tão somente uma característica que lhe é própria. Outros exemplos:


O sol, que é uma estrela, é o centro do sistema planetário.


O homem, que Deus criou a sua imagem e semelhança, é um ser inteligente.


Características:


ü  Acrescentam característica própria do elemento a que se referem;


ü  Obrigatoriamente separadas por vírgulas.


C) Se você ler atentamente em voz alta os dois períodos, vai perceber que a oração subordinada adjetiva explicativa é separada da oração principal por uma pausa, representada, na escrita pela vírgula. É comum, por isso, indicar-se a pontuação como forma de se diferenciar as orações explicativas das restritivas. De fato, as explicativas vêm sempre isoladas por vírgulas; as restritivas, não (regra em todas as GT). Essa diferença, no entanto, é facilmente perceptível quando estamos diante de um período escrito; mas, quando nós temos de redigir o período, é necessário levar em conta as diferenças de significado (reflexões linguísticas). Que as orações restritivas e as explicativas implicam (afinal, somos nós que temos que colocar as vírgulas neste caso!). Em períodos bastante semelhantes, a oração subordinada pode ser explicativa ou restritiva de acordo com o que se pretende dizer. (Gramática Aplicada aos Textos – Ulisses Infante – Ed. Scipione – 2001)





A menina, que levara um beijo, desmaia.


A menina que levara um beijo desmaia.


ü  Separada da oração principal por uma pausa;


ü  Representada, na escrita pela vírgula;


ü  Levar em conta as diferenças de significado (reflexões linguísticas).


Primeiro observe o exemplo A menina, que levara um beijo, desmaia o leitor já havia identificado anteriormente A menina. O que a oração adjetiva expressa, que levara um beijo é uma idéia separada, que convinha ou precisava ser colocada em destaque, não um elemento para identificar a menina, essa é a intenção da oração, daí as vírgulas.


Segundo, A menina que levara um beijo desmaia estaríamos procurando especificar (restringir) que A menina que desmaia é a que leva um beijo. Ou seja estamos restringindo o texto com a idéia que “ A menina que leva um beijo é a que desmaia”. Entretanto não é uma conclusão muito fácil segundo Ulisses Infante sem levar em conta as reflexões lingüísticas quanto ao significado das orações.


Por exemplo, não podemos simplesmente aplicar a regra da maioria das gramáticas tradicionais quanto ao simples uso das vírgulas com identificadora das orações explicativas pois não se aplicam a todos os casos:


 O Homem que é um ser racional vive pouco.


Obs: Não pode ser uma oração explicativa, pois todo homem é um ser racional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário