Alunos do 5º Período do Curso de Letras Da Faculdade São MIguel

Alunos do 5º Período do Curso de Letras Da Faculdade São MIguel

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Resenha do livro: A Interação pela Linguagem de Ingedore Villaça Koch, Editora


Resenha do livro: A Interação pela Linguagem de Ingedore Villaça Koch, Editora Contexto,São Paulo 2006, página 27.

Curso: Letras 3º Período

Aluno: Luciano Gomes da Silva



A leitura deste capítulo elenca a seguinte idéia: “O principio básico que rege a comunicação humana é o princípio da cooperação...” Ou seja, comunicar-se é interagir, interagir e cooperar, não existe comunicação sem interação. Este princípio assim resumido norteia todo o postulado de Grice. Ingedore faz uma metáfora que define de uma forma muito objetiva o que seria este princípio de conversação pela interação verbal, ela diz que a comunicação é semelhante a um jogo onde as pessoas estão dispostas a aceitar as regras e normas que regulam esta atividade, assim é a comunicação, onde os indivíduos trocam informações por meio da conversação verbal e corporal (através dos gestos).



            As famosas máximas griceanas (Postulados de Grice): Máxima de quantidade, máxima de qualidade, máxima de relevância e máxima de modo; podem ser mais bem entendidas quando aplicamos aos fenômenos linguísticos de cooperação entre o locutor e o receptor, escritor e leitor, visto que o texto, tanto na sua forma oral como escrita, é uma manifestação da linguagem que sempre envolve a comunicação com o outro.



Na Máxima de Quantidade podemos compreender que a quantidade de informação que esperamos que o locutor nos emita seja suficiente à nossa compreensão. A Máxima de Qualidade refere-se ao teor de verdade e as evidências necessárias que testifiquem a veracidade das informações fornecidas. Essa máxima possui duas submáximas: 1) não informe aquilo que você acredita ser falso; 2) não informe aquilo para o qual não possa fornecer evidências suficientes. A Máxima de Relevância obviamente refere-se a informação pertinente ao objeto do diálogo abordado, ou seja, a informação que seja importante para a compreensão do que se diz. E por fim a Máxima de Modo Ela está relacionada à clareza da expressão comunicada. Segundo Grice, a clareza de expressão é uma forma evidente de cooperação do locutor para com ouvinte. Ao dar início a um diálogo, as suas palavras devem ser claras e concisas para que o seu ouvinte entenda sem obscuridade suas idéias com palavras objetivas, expressões e frases bem estruturadas evitando a prolixidade.



Imaginemos um indivíduo (locutor) de formação superior que tenha nascido em uma grande metrópole como São Paulo sem ter nenhum vinculo familiar com outro indivíduo (receptor) de origem rural com a mínima instrução nascido e criado no interior do sertão nordestino, note o diálogo:



“Bom dia amigo! Voçê sabe onde tem uma Lan House mais próxima? Preciso enviar um E-mail para meus colegas de trabalho, sabe é que estou aguardando o Feedback deles para iniciarmos as vendas.”



O Outro responde:



“Bão dia! Lanrase? Que diaxo é isso! Num tem aqui não! E se o sinhô fô andando aí pelo Meio da rua num vai chegar em Sum Paulo pra falá cum seus amigo, agora se você quizé falá com o Fio do Beto é logo ali! “



            A importância do Princípio Cooperativo na interação é essencial para a compreensão dos diálogos formulados pelos indivíduos, a linguagem segundo Vigotsky é uma atividade social, sendo ela produto da sociedade em um contexto esta atividade deve fornecer informações verdadeiras, em quantidade suficiente, relevantes e claras à compreensão do ouvinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário