Alunos do 5º Período do Curso de Letras Da Faculdade São MIguel

Alunos do 5º Período do Curso de Letras Da Faculdade São MIguel

sábado, 16 de junho de 2012

“A Metamorfose do olhar de Alberto Caeiro” de Edson Tavares


O texto escrito pelo pesquisador Edson Tavares faz uma menção a um dos heteronôminos do escritor português Fernando Pessoa. Ao escrever suas obras Fernando Pessoa acabava utilizando de um recurso para designar suas fases de vida, a cada poema escrito, as emoções e sentimentos até então ali assinados, tinham traços referentes a cada um desses nomes: Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro. Sendo que o mais importante para o momento desse texto será o Alberto Caeiro.
Diferentemente de Pessoa, Caeiro tem no seu olhar para o mundo uma persistência, sem ter que buscar sentidos ocultos, enfatizando como importante o contato material com as coisas, ou seja, do homem com a natureza. Enquanto o seu próprio criador Pessoa buscava uma realidade oculta, de se perder nesse meio e não ter mais volta, com sentimento de angústia, Caeiro via como leveza essa realidade oculta e a tornava um meio perceptível¹, de fazer o prendimento ou agarramento do leitor com seus versos de uma forma bem leve e nítida.
Portanto para Caeiro sensações peirceana²: como a cor, o movimento e o perfume captados pelos órgãos dos sentidos, adquirem formas próprias e acabam desgrudando-se dos meios reais, “os objetos”, dados como exemplos em seus poemas, as borboletas e as flores. É por essas sensações que começam um olhar para a vida de modo simples, com certa maturidade e espontaneidade, fazendo a identificação de um Fernando Pessoa em busca de respostas para seus questionamentos.
 
1. Perceptível: Segundo Anastácio (1997) significa conhecer objetos, relações e situações por meio dos sentidos.
2. Peirceana: Segundo Charles Sanders Peirce, tem a Primeiridade como a primeira categoria, referente ao momento inicial do olhar sobre a qualidade do objeto.


Elaborado por José Kleibson da Silva-5° Período-Letras-Faculdade São Miguel 

Um comentário:

  1. Somente agora, quase dois anos depois, e fuçando a internet, encontrei este breve comentário sobre meu trabalho de mestrado. Ainda assim, fiquei envaidecido com a atenção dada ao que escrevi: de fato, Alberto Caeiro detém o poder mágico de nos mostrar um mundo mais que verdadeiro - porque o mundo de nós mesmos - através do olhar. Obrigado, Kleibson, pelas palavras. Sugiro que leiam todo o trabalho; é muito interessante. Abraço a todos. Edson Tavares

    ResponderExcluir