Alunos do 5º Período do Curso de Letras Da Faculdade São MIguel

Alunos do 5º Período do Curso de Letras Da Faculdade São MIguel

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Literatura 100% Brasileira e debates


Curso de Letras - Faculdade São Miguel LITERATURA PORTUGUESA - 3º período Prof. Felipe Aguiar – Alunos: Luciano Gomes e Túlio Dourado.

Resumo: Este ensaio tem por objetivo uma breve análise do conceito de literatura nacional e da origem literária tipicamente brasileira. Partimos do pressuposto que muitos empreenderam uma análise historiográfica com base nas encontradas em qualquer livro de história da literatura brasileira, de sorte que, não esclarecem o tema do Brasil, ou seja, com a cara e estética puramente brasileira. 

PALAVRAS-CHAVE: história da literatura, literatura brasileira, nacionalismo,

 Abstract: This essay is a brief analysis of the concept of national literature and literary origin typically Brazilian. We assume that many have undertaken a historical analysis based on the book found in any history of Brazilian literature, so that does not clarify the issue of Brazil, ie, with the Brazilian guy and purely aesthetic.

KEYWORDS: history of literature, Brazilian literature, nationalism

A história da literatura está submetida a uma pluralidade narrativa que é orientada pelas mais distintas ideologias. A elaboração de uma história da literatura está intimamente vinculada a um conceito de literatura nacional que determinará a sua origem e as obras que poderão integrá-la, como podemos estabelecer critérios que definam que literatura é brasileira? Do Brasil? Ao nos posicionarmos desta forma estamos limitando a literatura brasileira ao produto das inspirações literárias de autores que refletem as realidades puramente brasileiras, está tarefa segundo Massaud não é fácil, pois como podemos desvencilhar o que é puramente brasileiro e o que é influencia lusitana?

Entretanto se considerarmos a Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX em 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga", às margens do riacho Ipiranga quando o Príncipe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva: Independência ou Morte!. Podemos considerar também uma independência do ponto de vista literário?

Basicamente os livros de História da Literatura Brasileira trazem uma abordagem esteticamente idênticas partindo da literatura informativa das cartas de Pêro Vaz de Caminha, a literatura catequética dos jesuítas (José de Anchieta, Manuel da Nóbrega etc.) todas do período conhecido como quinhentismo. No período barroco os escritores consagrados como: Gregório de Matos, Manuel Botelho, e muitos outros. Geralmente nascem no Brasil e vão a Portugal (Coimbra) para cursar ensino superior.



Ainda persistem fortes traços e influencias tipicamente portuguesas em suas obras isto parece-nos evidente.No Arcadismo ainda persiste a influência acadêmica coimbrense (estudantes de Coimbra), entre os escritores da literatura brasileira, estão: Cláudio Manoel da Costa, José Basílio da Gama, e outros; basicamente nascem no Brasil e seguem para Coimbra, é obvio que há influências portuguesas em seus escritos. Sem contar com os escritores que ou nasceram em Portugal os Luso-brasileiros ou que foram estudar ainda na infância como: Tomaz Antônio Gonzaga e Souza Caldas.     

Segundo Massaud Moisés no livro História da Literatura Brasileira a origem e o conceito de Literatura Brasileira definidas pelas leituras de Ferdinand Denis e de Afrânio Coutinho. (Ferdinand Denis, após ter estado no Brasil entre 1816 e 1819, publica, na França, em 1826, Résumé de l’Histoire Littéraire du Portugal, suivi du Résumé de l’Histoire Littéraire du Brésil).

A dissociação entre a literatura portuguesa e a brasileira, condensada no título da obra, coloca o autor em “uma posição de destaque por ter indicado, e legitimado, enquanto europeu, a existência de uma literatura nacional” (Rouanet, 1991, p. 65).

Esse reconhecimento de uma autonomia literária, em um contexto de pós-independência política, talvez nos traga uma luz quanto a idéia de uma literatura desvinculada das influências da literatura portuguesa. Dessa maneira, é fundamental rever o conceito de literatura brasileira e a origem a ela vinculada. O caráter nacional da literatura brasileira, ainda é motivo de embates que são travadas ainda na contemporaneidade. 

O conceito de literatura brasileira hoje é basicamente a literatura fruto da ação de indivíduos que a ocuparam e se identificam com ela. Aprofundando essa identificação, fruto principalmente de um sentimento de brasileiridade, já que o escritor, nascido em solo nacional, vinculado à terra e à sua cultura, escreve literatura genuinamente brasileira ainda que utilize, por exemplo, mitologia grega e outros elementos estrangeiros.Desde a gênese da historiografia da literatura brasileira, coloca-se em discussão o momento em que a literatura nacional teria adquirido sua autonomia. 

Bibliografia

1.   ROUANET, Maria Helena. Eternamente em berço esplêndido: a fundação de uma literatura nacional. São Paulo:Siciliano,1991.(disponível,em:http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rh/n123-124/a22n1234.pdf)

2.   MOISÉS, Massaud. História da Literatura Brasileira Volume I : Das Origens ao Romantismo. São Paulo: Cultrix, 2001.


Nenhum comentário:

Postar um comentário