Alunos do 5º Período do Curso de Letras Da Faculdade São MIguel

Alunos do 5º Período do Curso de Letras Da Faculdade São MIguel

quarta-feira, 20 de junho de 2012


Curso de Letras – Faculdade são Miguel
Literatura Brasileira II
4º período – Prof. Ms Jefferson Souza
Karla Verônica e Avani Maria
Fichamento do poema simbolista – Correspondências de Baudelaire
* A característica marcante presente no poema correspondências de Baudelaire e ressaltado pela subjetividade, individualismo e misticismo rejeita a realidade e valorização do social, e atribuem um significativo simbólico as palavras que usa, e os personagens que criam.
* Importância histórica da obra poética:
* A obra poética de Baudelaire e muito significativa, e traduz uma mudança radical na poesia ocidental.
* Herdeiro do romantismo negro de Edgar Allan Poe, é o último grande romântico francês, e ao mesmo tempo é o iniciador de uma nova sensibilidade baseada na experiência da vida urbana e na observação das ambivalências do mundo emotivo e imaginativo, opondo-se aos excessos sentimentos e retóricos do romantismo.
* A obra mais importante de Baudelaire, “As flores do mal”, foi publicada e apreendida em 1857. Um livro com 52 poemas, proibido na França até 1924, por ser considerado um ultraje a moral pública. Durante este período vendeu milhares de exemplares.
* O poema correspondências situa-se no inicio do livro, é o nº 04 da primeira parte, e deve ter sido escrito por volta de 1855, dois anos ates de ser publicado.
* Em correspondências , poema – teoria de Baudelaire, traça as principais linhas do que depois seria conhecido como simbolismo. A comunhão com a natureza vista como um templo: a floresta de símbolos que suscita união, harmonização do homem com essa natureza plena de sugestão, familiar, próxima, ligada em uma tenebrosa e profunda unidade. Esta ligação talvez seja o cerne para a compreensão do simbolismo: tudo é correspondência, tudo esta ligado, os sons as cores, as cores as imagens, as imagens ao tato, o tato ao paladar tudo o mais representado pela natureza. Um canto em uníssono emerge o simbolismo. Canto de êxtase do espírito e dos sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário