Faculdade
São Miguel
Aluna: Vivianne Ditoso / 2ºperíodo
Professor:
Cléber Ataíde / Linguística I
Tradição
X Contemporaneidade: Diferentes abordagens da aplicação da gramática em livros
didáticos.
Foram escolhidos dois assuntos de Sintaxe: Sujeito e Predicado para se fazer uma
análise de como eles são abordados em livros didáticos da década de 90 e em
livros contemporâneos.
Num livro da 7ª série do Ensino Fundamental do ano de 1995,
encontra-se a seguinte abordagem: Sujeito
é o ser do qual se diz alguma coisa. Acha-se o sujeito fazendo perguntas “quem”
ou “o quê?”. Tirando-se o sujeito da oração, o restante é o predicado. Predicado
é aquilo que afirmamos, declaramos ou negamos do sujeito.
Dando seguimento ao conteúdo, são apresentados e descritos
os tipos de sujeito (determinado, simples, composto, oculto, indeterminado) e predicado
(nominal e verbal).
Em analogia, um livro do 8º ano de 2007, aponta o mesmo
significado para os assuntos, mas percebe-se diferença na metodologia de
aplicação dos exercícios, pois na década anterior eram feitos de forma
“descontextualizada ”.Exemplos:
“Complete as orações,
acrescentando um predicado ao sujeito.”
“Observe
o modelo e coloque dois traços debaixo do sujeito e um debaixo do predicado.”
“Transforme
o sujeito simples em composto.”
Enquanto atualmente dá-se prioridade a contextualização
dos assuntos. Exemplos:
“Leia
os anúncios abaixo e identifique o pronome que funciona como sujeito do verbo
prometo.”
Suponha
que a personagem do 2º quadrinho,em vez de dizer achei,dissesse “acharam o
espetáculo maravilhoso”. Nessa situação, seria possível determinar o sujeito da
oração?”
“Leia
um trecho de uma reportagem e retire três orações com predicado nominal.”
Foram poucas as mudanças no ensino gramatical.A forma estruturalista
foi sempre marcante,mas nas duas últimas décadas houve uma preocupação maior
com a variação lingüística e com a abordagem teórica.Os estudos de texto vêm
favorecendo as propostas de aplicações de conteúdos ,verificando de que maneira
uma ou outra escolha interfere na construção de sentidos,entretanto,essa
prática encontra mais reação por parte dos profissionais devido a dificuldade
na compreensão dessa modificação no ensino da Língua Portuguesa.
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Referências bibliográficas
Douglas Tufano-Estudos de Língua Portuguesa-Gramática, 3ª
edição, editora Moderna, 1995.
Luiz Antonio Sacconi-Gramática essencial ilustrada,18ª
edição,editora Atual,1999.
Magda Soares- Português através de textos, 3ª edição,editora
Moderna,1995.
William Roberto Cereja e Teresa Cochar Magalhães-Português:
linguagens, editora Atual, 2003.
Obra coletiva-Português:Projeto Araribá,2ª
edição,,editora Moderna,2007.
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